Continuamos com nossa série de posts em que expomos uma sessão de fotos de Fernando Guerra de uma obra icônica. Hoje é a vez do Centro Metereológico de Barcelona, obra pouco comentada do arquiteto português Álvaro Siza Vieira.
A obra localiza-se no Paseo Maritimo de Barcelona e foi construído para os Jogos Olímpicos de 1992. Era a sede do grupo de meteorologistas que faziam as previsões do tempo para as provas olímpicas ao ar livre, como as regatas. Durante a olimpíada também abrigou a imprensa. Atualmente os cinco pavimentos do edifício são sede do Departamento Meteorológico nos pavimentos superiores e a Autoridade Portuária, nos andares inferiores, ambos com acessos independentes.
A edificação recua-se um pouco do oceano no calçadão costeiro, e é construída em concreto e tijolos. Sua forma cilíndrica destaca-se no entorno, evidenciando oito aberturas radiais profundas que acomodam terraços e pequenos pátios. Apesar de aparentar ser um volume fechado, um pátio central aberto de nove metros de diâmetro proporciona a iluminação dos espaços internos. Marcando as entradas, o arquiteto faz duas subtrações retas no volume puro paralelamente ao oceano, criando pequenos balanços e espaços cobertos.
Veja todas as fotos a seguir: